A Rede de Computadores Ideal e Perfeita

Agora que já temos mais conhecimento de Redes de Computadores, como o que são ISP e Comutação de Circuitos e Pacotes, iremos aprender os principais problemas que os profissionais de redes vem enfrentando, e solucionando, no decorrer dos anos.

A Rede de Computadores Ideal


O que seria, para você, uma Rede ideal, perfeita?
Por exemplo, como a Internet poderia ser a ideal?

Certamente, você iria citar a velocidade. Quanto mais rápida a internet, ou seja, a troca de pacotes, melhor seria a Internet.

Se seus downloads não fossem cancelados, vídeos do Youtube não perdessem a qualidade ou tivesse perda de dados, também seria perfeito.

Outro fator chave seria a segurança. Saber que seus dados saem de seu computador e só chegarão no servidor de seu Internet Banking ou daquelas lojas online onde você usa seu cartão de crédito, sen risco de roubo de dados, certamente iria te deixar mais seguro, não?

Os Problemas das Redes de Computadores

Pois é, infelizmente as redes estão de longe de serem ideais, mas estamos chegando perto!

Há diversos fatores que prejudicam nossas redes, como lentidão, perda de dados, possibilidade de uma invasão hacker, injeção de vírus, falhas no hardware, dependência de energia e ambiente ideal (temperaturas e umidade adequados para um servidor), etc etc.

Porém, estamos evoluindo muito no decorrer dos anos.
Nossa Internet está cada vez mais veloz, confiável e com poucas perdas de dados.

Nos próximos tutoriais iremos aprender sobre atraso de pacotes, perda e vazão.
Entenderemos os principais problemas para, em seguida, ver as soluções que os profissionais de rede vêm utilizando no decorrer dos anos.

Quem sabe você, no futuro, ajudará a melhorar a qualidade das redes!
Certamente você seria bem recompen$ado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário