HTTP - Protocolo da Camada de Aplicação da Web

Agora que já entendemos mais sobre a Camada de Aplicação em Redes de Computadores, vamos começar e entrar em mais detalhes sobre as aplicações especificamente.

Neste tutorial de nosso curso de redes, iremos falar sobre a Web e seu protocolo HTTP.

Protocolo HTTP - O Que É e Para Que Serve

Página da Web

Antes, de entendermos o protocolo HTTP, precisamos saber o que é uma página da Web.

Neste momento, você está em uma página da Web, do Curso Redes Progressiva, que assim como toda página Web, é composta de objetos.

Objetos podem ser o documento HTML, uma imagem, um gif animado, uma mp3 tocando quando você entra em um site que toca uma música, um vídeo ou mesmo um script (como de JavaScript).
Cada objeto tem sua URL, seu endereço único na Web, seja ele um documento HTML, um script ou mesmo um arquivo de mídia.

Ou seja, objetos são os elementos que compõe uma página da Web.

Protocolo HTTP

Ok, sabemos que toda página é composta de diversos objetos.
Mas como esses objetos chegam até meu computador?

Como o site da Globo sabe exatamente os objetos que tem me mandar para ver uma notícia sobre meu time de futebol? Afinal, a Globo tem milhões de páginas, imagens e outros objetos.

Essa comunicação, entre seu browser e o servidor de um site, é feita através de um protocolo, o HTTP. Ou seja, as 'regras' da comunicação são definidas pelo protocolo HTTP.

Isso ocorre tanto no lado do cliente, como no lado do servidor.
Ou seja, o protocolo HTTP é usado quando o cliente quer pedir acesso ao conteúdo de uma página e também é usado na maneira pela qual o servidor fornece dados para os clientes que fizeram alguma requisição.

Protocolo HTTP - Como Funciona

Cliente pede uma página, o servidor envia os objetos...o cliente usa a página e logo quer ver outra, fazendo mais uma requisição, que é atendida e assim vai.

Esse vai e vem de pedidos e objetos, nos dizem uma coisa: transporte.
O primeiro passo para o funcionamento do protocolo HTTP é a criação de uma conexão através do protocolo de transporte TCP, para a transferência de dados.

Ou seja, quando o seu browser solicita uma página, a primeira coisa a ser feita é a criação de um canal através do protocolo TCP, que vai garantir a segurança, confiabilidade e gerenciamento de congestionamento. O TCP garante que quando dados saem de um lado (cliente ou servidor), eles irão chegar intactos do outro lado.

Sockets, TCP e HTTP

Conexão TCP criada e mantida, está tudo pronto e confiável para ocorrer as trocas de informações, objetos, pedidos etc.

Essa comunicação será via Sockets, que são espécies de portas especiais pra comunicação.
Existe um socket do cliente e o socket do servidor, que são interligados pela conexão TCP.

Assim, seu browser simplesmente envia os pedidos para sua porta (socket), e esta automaticamente envia para a outra porta (socket), do outro lado da conexão TCP, que envia os dados para o servidor.

O servidor analisa os pedidos, e os envia apenas para o socket (não se preocupa com o que ocorre além dali), e o socket leva essas dados para o outro lado (porta) por meio da conexão TCP, onde chegam no socket do cliente.

Um comentário: