Camada de Transporte em Redes de Computadores

Agora que já terminamos de estudar a camada de aplicação, está na hora de descermos um pouco mais e estudar a camada que dá suporte a esta, a camada de transporte.

A Camada de Transporte - O Que É

A camada de transporte, que está situada abaixo da cama de aplicação e acima da camada de redes (na arquitetura de redes, em camadas), e ela é a responsável por fazer a comunicação entre as aplicações.

A comunicação que a camada de transporte faz é a do tipo lógica.

Ou seja, a aplicação simplesmente envia e recebe dados da camada de transporte, porém ela não sabe se a outra máquina (hospedeiro) está no mesmo computador, na mesma casa, empresa, cidade...uma aplicação se comunica com outra cujo hospedeiro pode estar do outro lado do mundo.

Curso de Redes Grátis com Certificado

O que a camada de transporte faz é isso, dar suporte a essa comunicação, não importa a distância nem o percurso (roteadores, switches, ISP's, redes).

O importante é a camada de transporte dar essa abstração para as aplicações conversarem.

Os protocolos da camada de transporte são implementados nos sistemas finais, estando os roteadores 'alheios' a isso.


Camada de Transporte - Como Funciona

O processo pega os dados da aplicação e os transformas em segmentos (geralmente 'quebra' os dados, nesses segmentos) e adiciona neles cabeçalhos, com informações para a camada de transporte.

Esses segmentos então irão para a camada de rede, e serão inseridos em outros blocos de informações, os datagramas (como se fossem os segmentos da camada de rede).

Só então essas informações serão enviadas e irão percorrer os roteadores, enlaces e viajarão pelo mundo (ou só irão para o computador ao lado, conectado na rede), pois os roteadores de rede só podem 'ler' os datagramas.

Quando os dados chegam ao seu destino, é o datagrama que será 'aberto' pela parte da rede do destinatário, e de lá serão extraído os segmentos da camada de transporte, que serão entregues aos processos corretos, através das informações do cabeçalho nestes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário